Como tirar o Passaporte italiano em 4 passos?

0
732

Entenda se você tem direito a solicitar o passaporte italiano e como solicitá-lo no Brasil ou na Itália

Ter o tão sonhado passaporte vermelho, que permite transitar facilmente por diversos países, além de morar em qualquer país da União Europeia, tem sido o desejo de muitas pessoas. E, o melhor de tudo é que, caso você já tenha a cidadania italiana, é bem simples de emiti-lo.

Quem pode solicitar?

Qualquer cidadão italiano nato ou que tenha adquirido a cidadania tem o direito de solicitar o passaporte italiano, quer a cidadania tenha sido adquirida por descendência, casamento, ou após residência legal por 10 anos em solo italiano.

Caso você tenha dúvidas de como adquirir a Cidadania Italiana, confira o curso completo que irá te ajudar em todo o processo

Tirar o passaporte italiano no Brasil ou na Itália?

É possível fazer a emissão do passaporte em ambos os países, isso dependerá de você. Caso tenha pressa, solicitar o passaporte em solo italiano é um processo mais rápido, porém mais caro. Já no Brasil, ele é mais barato, porém é um pouco mais demorado.

Preciso contratar uma assessoria?

Muitas pessoas acreditam que é preciso contratar uma assessoria para emitir o passaporte italiano e gastam muito dinheiro para isso. Mas a verdade é que este processo pode ser feito por você mesmo.

Veja abaixo os documentos necessários e o passo a passo de como fazer.

O primeiro passo, é ter adquirido a cidadania italiana e estar com o registro devidamente atualizado no AIRE. Vamos partir aqui, supondo que você já está com tudo certo e precisará apenas fazer a solicitação do passaporte. Certo?

Passo 1: Documentos para solicitar o passaporte no Brasil

Antes de tudo, indicamos que você sempre confirme os documentos necessários com o consulado responsável pela solicitação, pois cada consulado pode exigir uma documentação diferente. Mas, de maneira geral, os documentos geralmente solicitados, são:

Formulário de pedido de passaporte – a ser preenchido no Consulado e assinado na frente do funcionário consular;

2 fotografias, 3,5 x 4,5, recentes e com fundo branco;

Documento brasileiro válido e com foto (Passaporte brasileiro ou RG, com no máximo 10 anos de emissão);

Passaporte italiano anterior, se houver (alguns consulados solicitam apenas uma cópia);

Comprovante de residência recente (menos de 3 meses), original e cópia;

Comprovante de pagamento da taxa, que pode ser feito no mesmo dia ou gerado um boleto que deve ser pago posteriormente.

Requerente menor de idade

Caso você tenha menos de 18 anos, você também precisará apresentar o documento de identidade de seus pais, com data de emissão inferior a 10 anos (original e cópia);

Comprovante de residência original e cópia, em nome do genitor cidadão italiano; e uma autorização do outro genitor, assinada na presença do atendente consular.

Atenção: caso um dos genitores não esteja presente no ato, deverá ser apresentado junto aos documentos o formulário “Ato de Assentimento a Favor do Filho Menor”.

Filhos menores de idade

Caso você tenha filhos menores de idade, também precisará de:

Documento de identidade do outro genitor, mais cópia simples; e

Uma autorização assinada pelo outro genitor do filho para que você consiga emitir o passaporte do menor. Caso o outro genitor estiver presente na emissão do passaporte, esta autorização poderá ser feita na hora, caso contrário basta apresentar a autorização, assinada e com firma reconhecida em cartório.

Atenção: caso o outro genitor seja falecido, será necessário enviar com antecedência a certidão de óbito, para que seja realizada uma atualização cadastral.

Passo 2: Agendamento da entrevista

O próximo passo é agendar a entrevista. Este agendamento é realizado online, no site do respectivo Consulado onde você fará a emissão do visto. Você precisará preencher algumas informações e verificar a data mais próxima disponível para estar realizando o agendamento.

Passo 3: Emissão do passaporte

Cada consulado possui um prazo para entrega dos passaportes após a entrevista de emissão. Alguns consulados italianos, como o de São Paulo e Belo Horizonte, enviam o passaporte por correio, em um prazo de 30 dias. No entanto, a maioria dos consultados entrega o passaporte no mesmo dia da entrevista, ou dá um prazo para retirada de alguns dias úteis após realizada a entrevista.

Validade do passaporte italiano

Se você é maior de idade, o passaporte tem validade de 10 anos. Para menores de idade de até 3 anos, é estipulado um período de 3 anos de validade e, dos 3 aos 17 anos da idade, é estipulado um período de 5 anos de validade.

Conclusão

Se você já tem a cidadania italiana, emitir o passaporte é um processo simples e fácil, que você mesmo pode fazer, sem precisar gastar dinheiro com consultorias.

Se você precisa de ajuda para emitir a cidadania, confira neste curso como fazer todo o processo, com um passo a passo completo de tudo que você precisa saber: Cidadania Italiana.

Espero que este artigo tenha ajudado você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here