Morar em Portugal: Milhares de brasileiros viajam para fugir da crise

0
396

De 2011 a 2017, cresceu em 160% o número de brasileiros que deixaram o país

Violência, insegurança, poucas oportunidades de emprego, crise política e econômica… Todo esse cenário criou uma grande onda migratória de brasileiros que resolveram deixar o país, em busca de uma vida melhor. E Portugal tem sido o destino escolhido por grande parte destas pessoas.

De acordo com números divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, residem legalmente mais de 81.000 brasileiros em Portugal. Mas, na verdade, este número é muito maior, visto que muitos ainda que residem ilegalmente no país.

Mas você já se perguntou porque tantos brasileiros estão indo para Portugal? Nós sim, e foi por isso que resolvemos conversar com brasileiros que estão deixando o país para entender suas motivações e porque a escolha de Portugal como destino.

O secretário Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, Álvaro Fagundes, comentou que “Entre os atrativos para os brasileiros, estão a qualidade de vida, a facilidade da língua, o clima, a proximidade entre as culturas, a oferta de boas universidades e o fato de Portugal estar muito em voga atualmente”. E ele estava certo!

A qualidade de vida foi apontada com um dos grandes motivos de muitos brasileiros estarem indo para Portugal. E, neste caso, nem precisei perguntar o porquê, tendo em vista que Portugal foi eleito o país com melhor qualidade de vida no mundo.

Além disso, muitos brasileiros que ainda estão no Brasil relatam que desejam sair do país para fugir da forte onda de violência que tem assustado a população. Sem estimativa de melhoras, muitos projetam construir suas vidas em um novo país. Quando perguntei porque Portugal, muitos falaram sobre a segurança do país. E realmente é outro nível: Portugal é o 3º país mais seguro da Europa e 5º mais seguro do mundo.

Além disso, a busca por melhores oportunidades de emprego também é um forte fator motivante para a mudança para Portugal.

Júnior Oliveira, de São Paulo, disse que estava desempregado no Brasil há mais de 1 ano “me senti desesperado, procurava uma oportunidade e sempre recebia a mesma resposta: ‘não estamos contratando’. Se você tem uma família, esse cenário é ainda mais aterrorizador”.

Júnior lembra com emoção um tempo difícil da sua vida, que hoje serve como lembrança “cheguei em Portugal e consegui emprego em menos de 1 mês, hoje moro aqui há 8 anos com a minha família e com certeza não tem comparação a realidade que vivemos hoje, com a que vivia há 8 anos atrás… Mudou tudo”.

Este depoimento é semelhante ao de muitos brasileiros que encontraram em Portugal a fuga de um país com poucas oportunidades e baixo crescimento. Também foi assim com o casal Fábio e Carolina, que decidiram morar em Portugal para poder dar uma vida melhor para sua filha recém nascida, Ana Clara, em busca de mais segurança, qualidade de vida e oportunidades.

Fábio também havia perdido o emprego e, pior, logo após descobrir que sua primeira filha estava a caminho. “Foi assustador. Ao mesmo tempo que recebi a notícia mais feliz da minha vida, perdi meu emprego. As contas foram chegando e eu ficava apavorado”, conta Fábio. Foi quando Carolina, esposa de Fábio, viu que muitos brasileiros estavam indo para Portugal e buscou saber mais a respeito e, algum tempo depois, optaram por também fazer esta mudança.

Mas eles contam que não foi nada simples… Encontraram muita informação errada na internet, passaram dificuldades quando chegaram e não tiveram nenhuma ajuda. Mas, no fim tudo deu certo. Porém, vendo muitos brasileiros passando pelas mesmas dificuldades, começaram a se perguntar como ajudar estas pessoas.

“Foi assim que decidimos criar um guia completo, que pudesse ajudar os brasileiros que, assim como nós, desejam mudar de vida e vir para Portugal, para que não passem pelas mesmas dificuldades que nós”. A ideia do casal, com base em suas experiências, hoje é sucesso entre muitos brasileiros.

O Guia Como Morar em Portugal tem ajudado muitas pessoas, como a Suellen, que se mudou recentemente para Portugal, “Foi transformador, acho que se não tivesse conhecido o material, que me ajudou em cada etapa do processo, hoje não estaria aqui e não teria conseguido mudar de vida”.

Assim como Suellen, o material tem ajudado um número cada vez maior de brasileiros, que constituem a principal comunidade estrangeira de Portugal.

Você pode conferir o Guia Completo e demais depoimentos CLICANDO AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here